top of page

Moda Sustentável: Bazares, Brechós e Rodas de Desapego

  • Foto do escritor: Lorena Moraes
    Lorena Moraes
  • 25 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Imagem da internet

Sustentabilidade é a palavra do momento. Essa terminologia surgiu quando se pensou num conjunto de hábitos viáveis econômico, social e equitariamente para o consumo. Seguindo essa tendência a moda também incorporou o conceito adequando aos conceitos minimalistas a necessidade de se pensar o consumo de forma consciente e sustentável. Essa é uma das minhas apostas no momento da revitalização de um closet e vou mostrar a você de que forma esse conceito entra na construção da sua melhor versão.

Brechós e Bazares


Imagem: Negocio Feminino

Embora possamos pensar que essa é um ideia nova, historicamente constatamos que não e vemos aí mais uma vez que a moda se reinventa e se recicla seja conceitualmente como no campo das ações. Como? Por meio da reutilização de peças popularizada nesse século por meio dos brechós.

Diz-se que os brechós se originaram nos mercados de pulgas europeus, onde se podia comprar e vender praticamente tudo. Essas feiras aconteciam ao ar livre e como as peças eram usadas e não havia lá muita preocupação com a higiene, animais como pulgas não eram incomuns, daí a origem do nome “mercado de pulgas”.

As primeiras lojas de segunda mão no mundo surgiram no século 19 e se tornaram populares com as crises produzidas pela 1ª e 2ª guerras mundiais (onde segundo alguns especialistas surgiu o conceito do minimalismo), principalmente através da Cruz Vermelha com a venda de produtos doados a preços bem acessíveis. Desde então, não perderam mais o seu apelo, fosse para ajudar os pobres, ou como um negócio para vender produtos a baixo custo.

A origem da palavra brechó, no Brasil, remonta o século 19, quando um mascate chamado Belchior ficou conhecido no Rio de Janeiro por comercializar roupas e objetos de segunda mão. Brechó se tornou abreviação do nome desse senhor que sugeria a ideia de que suas peças eram de ‘segunda mão”.

Os brechós são o ponto mais forte quando se fala em moda sustentável e consciente, pois por meio deles você pode tanto comprar quanto vender peças de segunda mão não trazendo tanto impacto econômico (gasto menor) quanto ao meio ambiente (menos mobilização de produção e recursos para gerar aquela peça).

Nos anos 2000 essa cultura de consumo sustentável se instalou fisica/virtualmente e se popularizou por meio de uma série de estabelecimentos online e nos últimos anos, mais e mais pessoas tem aderido a essa cultura. Exemplo disso é o numero crescente de sites e paginas em redes sociais destinadas ao segmento.



Rodas de Desapego

Imagem: Blog do Jaci

Uma outra vertente resultante dessa cultura e que vem se popularizando nos últimos anos são as rodas de desapego, onde os brechós se tornaram itinerantes, indo a reuniões com outros e se transformando em grandes eventos. Há nesses eventos troca e venda de artigos novos e usados.

Em Brasília (de onde vos falo), há todos os sábados, de 12 às 15h, o maior encontro de desapegadas da cidade, próximo a estação Rodoviária Metropolitana, onde você pode conhecer mais sobre esse nicho de moda sustentável. Há também grandes eventos em outros locais como o Naftalina Zen (que ocorre comumente no Eixão) e o Fora do Cabide (que ocorreu em sua primeira edição no Parque da Cidade).

Mas em todas as grandes metrópoles do País você com certeza poderá ter acesso a grandes encontros como esse: no Rio de Janeiro há a Feira da CUFA e encontros no Parque de Madureira, em São Paulo em quase todas as estações de Metrô e Praças que cortam a cidade e por aí vai.




A moda sustentável e a consultoria de imagem


Imagem: Internet

Mas Lorena, como a moda sustentável pode me ajudar na construção de uma nova imagem? Te respondo: ela parte de posicionamento seu de consumir com qualidade e isso envolve se desprender de quantidade e prezar por qualidade em peças chave. No momento em que você decide revitalizar seu acervo seja doando, vendendo, trocando ou costumizando as peças você se mostra abertx a experimentar uma nova visão sobre o consumo, o fazendo de maneira consciente e responsável.

Ao revitalizar o closet das minhas clientes lhes apresento e ofereço essa possibilidade de adentrar esse mundo, mas já prevenindo que quem entra nessa vibe a incorpora ao seu estilo de vida. Elas podem abrir mão de peças que não usam ou se adequam a sua necessidade trocando por outra ou vendendo e investindo o valor angariado em nova peça.

Deixo aqui algumas dicas virtuais para você que é nova no segmento, conhecer e ter as suas primeiras impressões. Se aventure e me conte depois como foi, tá!?



www.enjoei.com O mais badalado site do segmento, com lojas de famosos e até de programas de TV que incentivam o consumo consciente


www.instagram.com/clicheurbanwear Brecho com loja fisica e atendimento com horário marcado, recebe peças para venda com credito revertido em peças do acervo, em Brasilia

www.facebook.com/breshodaninny Brecho Virtual em Brasilia com venda as valores simbólicos

Conheça mais sobre a Estilo da Preta na aba Serviços e marque seu horário. Será um prazer ajudar você a descobrir a sua melhor versão!


Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page