Se não for para causar: nem saia!
- Lorena Moraes
- 24 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Imagem: Pinterest
A saia é a mais democrática das peças a compor um closet, seja por sua simplicidade ou praticidade, seja por sua acessibilidade aos diversos orçamentos. Ela é tão democrática que deixou há muito de ser uma peça exclusivamente feminina e visita o closet masculino seja por uma escolha cultural ou do próprio estilo.
Segundo a Wikipedia a saia é uma peça do vestuário mais utilizada por mulheres para cobrir apenas as pernas. Desde o princípio da história, a saia vem sendo usada pela humanidade devido ao seu modelo simples e sua grande utilidade. Tudo nela é variável, desde o comprimento ao material utilizado na sua confecção, dos adornos utilizados em sua decoração até sua forma.
Gosta da peça e não sabe como lançar mão dela de forma que te favoreça? Vou deixar aqui algumas dicas para que você explore a sua melhor versão e saia para arrasar de saia!
Comprimento e Altura
Tal como a calça, o comprimento e altura da saia variam de acordo com a altura de quem usa. É indicado o gancho baixo a intermediário para pessoas com altura até 1,60 para que não se tenha uma ilusão ótica de achatamento da silhueta. Para silhuetas acima de 1,65 pode-se praticar o gancho de intermediário a alto.
Quanto ao comprimento há que se ponderar as seguintes questões: ocasião, estilo pessoal e shape corporal(a menor delas).
Se você tem pernas lindas mas está num evento corporativo não aposte numa mini. Essa aposta vale para um momento mais informal.
O ambiente corporativo ou sacro (religioso) pede comprimento de médio a lápis(exatamente abaixo dos joelhos), longo e também o modelo que virou hit nas ultimas estações: o midi (quatro dedos abaixo do joelho).
Um grande questão e que deixa ainda muitas duvidas é a saia longa para as baixinhas (semi altas, nas palavras de uma amiga). Pode ou não pode? Pode, claro que pode! Se atente apenas para o fato de deixar pele a mostra (fenda lateral ou frontal, com bom senso) e usar um salto básico de mais de 5 centímetros numa anabela ou espadrile para ocasiões mais informais ou um salto agulha ou bloco para ocasiões formais.
Lembrando que essas são simples indicações e mais importante: quanto ao shape corporal não existe roupa para magra e roupa para gorda, existe apenas o bom senso em se aplicar essa ou aquela peça ao seu corpo e vontade. Não se sabote e use o que você acredita ficar bem em você.
Modelagens

Imagem da internet
No que se relaciona a equalização de medidas e favorecimento de imagem minhas indicações são as seguintes:
Quadris largos, ombros estreitos (triangulo) - pedem modelagem ampla como as saias evasê, godê, lápis e em alguns casos a peplum. Explico: As extremidades mais amplas (tal como a calça flare) equalizam a silhueta harmonizando com os quadris.
Quadris estreitos, ombros largos (triangulo invertido) - pedem modelagem ampla, com tecidos fluidos com saias tipo evasê, godê, balonê, sarong, plissada, tulipa, cancan
Quadris e ombros largos (quadrado) - pedem modelagem com recorte e abertura frontal ou lateral para criar efeito otico de "afinamento" da silhueta: envelope, sarong, assimetrica (mullet), lápis com fenda e mix de tecidos/texturas (centro e extremidades em cores diferentes) e claro pode-se lançar mão da cintura marcada da saia godê e evasê
Quadris médios, ombros médios (retangulo) - ficam abertos a todas as modelagens pois serem um padrão corpóreo mais "democrático"

Imagem: Blog Camila Coutinho
E agora!? Pronta para desbravar o mundo vestida na saia ideal? Não se sente segura ainda? Não se desespere. Estou aqui pra te ajudar a alcançar a sua melhor versão. Venha para o mundo da Preta!
Comments