top of page

À procura da calça perfeita

  • Foto do escritor: Lorena Moraes
    Lorena Moraes
  • 18 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Fonte: euamomoda

Peça chaves do guarda-roupas feminino é a calça. De diversos tipos, modelos, estilos e tecidos as calças são coringas para qualquer estação e completam desde looks casuais até os mais formais.

Surgiu quando o designer Paul Poiret, em 1909 criou um modelo mais leve e largo de calças para mulheres, em padrões atuais uma pantalona com camadas sobrepostas. Mas foi só no período da Segunda Guerra, quando a mulher teve de ir ao mercado de trabalho e chefiar a casa que a peça ganhou verdadeiro espaço, pois os vestidos e saias não tinham tanta praticidade.

Desde então, é uma das peças mais difundidas e desejadas em todas as coleções de moda pelo mundo. Quando Coco Chanel e Marlene Dietrich foram pioneiras ao usar, cada um no seu ramo a peça marcaram para sempre o vestuário feminino.

Os padrões mais comumente encontrados nas calças são o jeans e a alfaiataria. A partir disso seguem-se os desdobramentos a adaptações que se adequam a necessidade, tipo físico e ocasião para o uso da peça.

Jeans

Fonte:Edmeia Jeans

Há modelagens e modulações de mix de tecidos (puro, vicunha, com algodão, elastano) dos mais variados para o modelo, que se usado com sensatez pode fazer vez até numa produção casual chic, vistando até ambientes corporativos (caso o dress code comporte) ou menos formais.

O corte tradicional/reto favorece a todos os tipos físicos e shapes corporeos e modelos amplos como a pantalona, boot cut e flare são indicados para altas e baixas com salto de médio a alto. Esse corte harmoniza a silhueta equilibrando visualmente quadril e pernas, se sua intenção é alongar a silhueta, esse é o seu modelo. Importante: a barra da calça deve sempre cobrir o sapato, revelando ponta e salto, quando muito.

Cortes ajustados aos corpo como cropped, skinny, jegging, cigarrete são indicados para as mais baixas e que não desejam tirar do foco medidas desproporcionais como quadril e culote. Mas se você tem uma dessas características, nada impede o uso se você equalizar o conjunto com outras peças.

Cortes baggy, saruel e broyfriend são uma pitada de estilo e devem ser usados com consciência

Nota: Escolher a numeração correta é um diferencial decisivo no caimento da calça. Analise com paciência, experimente várias peças e adeque a peça (e não o contrário) a sua realidade corporal.

Nota 2: Pessoas de estatura de pequena a baixa devem lançar mão do cavalo baixo à intermediário a alta e pessoas de estatura mediana à alta devem lançar mão do cavalo médio à alto. Esse pequeno detalhe alonga e mantem a silhueta equilibrada nesse e naquele caso.


Alfaiataria

Fonte: Royal Malhas

Como a calça jeans, é peça coringa que indico ter em todo Closet Cleanup (vide a aba serviços e se joga!). A calça em alfaiataria se bem empregada pode transitar facilmente do ambiente formal para o casual. Alonga a silhueta, confere fluidez e leveza a quem usa, além do toque formal a que se propõe.

As modelagens transitam do corte tradicional à pantalona, com cavalo predominantemente de intermediário a alto. As recomendações conforme altura e shape corporal são as mesmas da calça jeans

Nota: Além da numeração correta e acabamento da barra, preze pela qualidade: lembre-se, menos é mais. Escolha peças em tecidos mais nobres (algumas vezes as mais caras) e que lhe darão mais conforto e tempo de uso.

E então, já achou a sua calça perfeita?





Comentários


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page