Tecidos: como escolher o ideal para cada ocasião!?
- Lorena Moraes
- 27 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

O que é tecido? Do dicionário: que se teceu. Que foi feito no tear. Urdido, preparado, combinado. No que diz respeito à vestimenta posso afirmar que para além desse significado aí ele pode ser seu maior aliado ou maior inimigo ao se vestir.
A escolha do tecido e modelagem ideal (não obrigatória, quero salientar) são cruciais para quem deseja ter conforto, bom caimento, elegância e acima disso, no que diz respeito a consultoria que presto, passar a imagem desejada.

Encontrado com mais facilidade no mercado o tecido de algodão, possui preço acessível, estampas variadas e é encontrado em diversas padronagens e em misturas como: tricoline, viscose, batista, tencel... É mais indicado para roupas leves e simples de verão, pois permite a respiração o que desfavorece a proliferação de bactérias. Otimos para o nosso clima tropical!

Em roupas para o inverno o melhor invista em tecidos mais estruturados e pesados, com isolamento térmico, como lãs e gabardine.

Tecidos com strech (elastano), como jeans, tricoline, cetim e outros, são ótimas opções para peças com modelagem ajustadas ao corpo. O elastano, tem alta elasticidade, portanto é o ideal para quem quer um bom caimento em peças justas.

Deixe de fazer do momento de escolher tecido de roupa de festa uma crise. Aposte por um cetim ou crepe sem elastano em caso de vestidos mais soltinhos no corpo ou pelas versões com elastano para vestidos justos. Seda, tafetá ,brocado, renda, paetê são opções para roupas mais diferenciadas.

Para o trabalho dê preferência à peças clássicas, com linhas longas. Em alfaiataria por exemplo. Jeans sempre retos e sequinhos, de preferência em lavagem escura. Evite malhas e tecidos formais em excesso.
Se você é plus size (como eu), não caia na armadilha de que apenas malha pode vestir você! Há muitas opções em alfaiataria e jeans com a modelagem ideal para você (e eu) disponíveis no mercado. Basta procurar no lugar certo e com a ajuda do profissional certo. Estou aqui por isso e para isso.
Em tempos de crise, como o que o país enfrenta seria praticamente impossível ter um guarda roupa diferente para cada segmento da vida, mas aconselho a se possível demarcar limites entre o que usa para o trabalho e o que usa para sua vida privada. Isso vale para a escolha da padronagem de tecido e modelagem, como terei oportunidade de falar a seguir.
Por último, sempre gosto de salientar que em se tratando de um closet eficaz e utilitário menos é mais! Sempre será. Então ao sair às compras, dê preferência para peças de tecidos mais nobres (que não necessariamente precisam ser as mais caras) e que terão maior empregabilidade no maior numero de produções e durabilidade. Ao comprar uma peça, sempre tenha em mente com que peças do seu guarda roupa poderá usá-la.....
No mais, com um pouco de bom senso, personalidade e a consultoria certa, não vai ter erro: você será um sucesso!
Dúvidas? Divida comigo...Quer revitalizar seu guarda roupa e estilo? Terei o maior prazer me ajudar você a conhecer a sua melhor versão. Visite a aba serviços e conheça o meu trabalho!
Comentarios